Arrival Day - Lund University

A chegada na Suécia do Rio de Janeiro foi demorada. Não há voôs diretos para Copenhagen (Dinamarca), que foi o aeroporto que a Universidade se preparou para receber os alunos estrangeiros, por ser o mais perto de Lund.

Meu primeiro voô foi Rio-Paris pela AirFrance, e durou cerca de 10h20. Saí do Brasil cerca de 16h40 e cheguei em Paris cerca de 8h20 do dia seguinte, no horário da França (3h20 no Brasil). O voô teve umas duas ou três leves turbulências, eles deram muita comida durante o voô (inclusive picolé!!) mas tudo no horário de Paris: jantei as 18h. Atrás de cada cadeira tinha uma telinha com acesso a filmes, séries, documentários, músicas.. com legendas em diversas línguas, o que tornou o voô muito mais agradável apesar de não ter conseguido dormir. No café da manhã do avião tomei o máximo de café possível, e se não fosse por eles não teria sobrevivido ao dia corrido que teria.

Chegando em Paris fui correndo para o meu terminal de conexão. O aeroporto de Paris é ENORME, se não tivesse feito o caminho na velocidade que fiz talvez não chegasse a tempo do meu outro voô, que saía 1h30 depois. Não precisei pegar minhas malas, pois foram direto para o outro voô, e passei na imigração incrivelmente rápido: apenas entreguei meu passaporte e bilhete aéreo e recebi um carimbo do funcionário Francês.  :)

Chegando no meu portão de embarque (sem ter parado em nenhum freeshop infelizmente..) tive um tempo para sentar e respirar. Encontrei minha amiga logo depois que cheguei, e a viagem ficou mais tranquila por estar acompanhada.

O voô de Paris para Copenhagen (também da AirFrance) durou cerca de 2h, e nos serviram apenas um pacotinho de biscoito com bebida. Ao chegar em Copenhagen erramos o caminho quando fomos pegar nossas malas, mas ao chegar na esteira logo vimos nossas malas e minha angústia delas terem se perdido foi embora.

Saindo da área de embarque logo encontramos alguns voluntários da universidade, esperando os estudantes ao lado de um poster da LU (Lund University) com suas camisas azuis claras. Falamos com eles mas decidimos ir comer antes, pois sabíamos que não íamos mais conseguir parar.

Para um almoço rápido e barato com as proteínas necessárias para ficar de pé a solução foi o Burger King (desculpas ao irmão nutricionista). Achei a porção de batata menor do que no Brasil, mas o hambúrguer (BKing) e o refrigerante refil foram iguais. Pude pagar a refeição em Coroas Suecas(!) mas o troco foi em Coroas Dinamarquesas (que só vou consegui usar quando voltar a copenhagen)







Após o almoço encontramos novamente os voluntários e fomos comprar o ticket para o trem de Copenhaguen para Lund, que custou 135 coroas suecas e tivemos que pagar no cartão de crédito. A partir daí o sacrifício começou: Tivemos que carregar nossas malas sozinhas para dentro do trem. A viagem durou cerca de 20 minutos (o trem parece com um metrô do Rio de Janeiro melhorado). Víamos pelo letreiro dentro do trem qual era a estação e quanto tempo demoraria para a seguinte.

Vista de dentro do trem

Chegando na estação de Lund tivemos que carregar novamente nossas malas mas desta vez novos voluntários estavam lá para nos ajudar, precisamos de duas pessoas para carregar cada uma de nossas malas maiores pelas escadas, até chegarmos no ponto em que esperaríamos a van que nos levaria para o prédio central da Unversidade. Engraçado foi ver que vários passageiros do nosso voô de Paris para Copenhagen estavam também esperando as vans para universidade. Nossas malas ocuparam praticamente toda a mala da van juntamente com as de mais três pessoas.

Esperando a van para a Universidade com os
voluntários em suas blusas azuis.

Chegando na Universidade fomos para a fila deixar nossas malas na sala designada onde recebemos um número para cada mala entregue, tudo muito organizado. A partir daí só foi fila atrás de fila. Fizemos o check-in em uma sala em que nos ofereciam uma tijela enorme de bombons de 5 em 5 segundos (comi muito Toblerone mini rs) e depois fomos para sala onde pegaríamos a chave da nossa acomodação. Encontramos mais brasileiros pelo caminho, inclusive brasileiros que foram como bolsistas da própria universidade brasileira, e não por um programa do governo como eu ou como Mestrandos (como minha amiga). Ficamos na universidade praticamente a tarde toda e quando fomos comprar os tickets para as excursões, antes de pegar novamente nossas malas, eles tinham se esgotados. Passamos na tenda em que estavam vendendo travesseiros e roupa de cama e compramos um kit com edredom e travesseiro por 250 coroas suecas (apesar de ter levado lençol de cobrir na minha mala, fiquei com medo do frio sueco). Em seguida fomos para a fila das vans que nos levaria para nossos apartamentos e aprendemos a falar o nome da nossa acomodação, que se escreve Pålsjöäng em sueco e se pronuncia algo como Poulrruén.





Ao chegarmos na acomodação nos deparamos com conjunto de prédios com blocos ainda em obra (o meu não - Graças a Deus) e chão de pedras na entrada. Arrastar as malas pesadas foi um sacrifício, os braços ficaram doendo pelos dias seguintes, a sorte era que mais voluntários ajudaram a gente com as malas subindo as escadas (o elevador do prédio não está em funcionamento ainda). O meu apartamento fica no primeiro andar e é do tamanho que eu pensava, pois já tinha visto algumas fotos. Há estúdios flats maiores do que o meu mas este tamanho e a qualidade do apartamento são ótimas.


O melhor de tudo foi descobrir que o prédio em que terei aula é muito mais perto do que imaginava: literalmente só tenho que atravessar a rua. O outro prédio em que teria aula fica um pouco mais distante mas ainda sim em 10 minutos andando chego nele.

Prédio de Recursos Hídricos em que terei aula (de tijolos)
e ao fundo o prédio em que moro (branco e preto)


E esse foi o fim do arrival day. Parabéns à Universidade de Lund pela organização e carinho com os novos estudantes! :)


// Para ficar mais fácil de imaginar como foi o Arrival Day, aqui vai um vídeo que a Universidade fez mostrando como foi o dia dos alunos :)



2 comentários:

  1. que legal!! =)
    Você faz qual curso aqui no Brasil?
    Sou de BH e tô querendo muuuito ir pra Suécia pelo CSF tbm.. Se puder contar um pouquinho de como foi o processo de inscrição pro CSF, de escolha da Universidade...
    No apartamento vc fica sozinha ou divide? Rola de cozinhar? O pessoal aí é animado, curte sair a noite e tal?
    Boa sorte pra você!! =)
    Beijos, Paula - de BH!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Faço engenharia ambiental :) A inscrição no csf não tem muito mistério não.. rs é só mesmo seguir aqueles passos e burocracia toda! Pra escolher a universidade é por sua conta, você entra nos sites pra ver os cursos, ver como é a cidade, pra decidir qual mais te agrada. No meu caso um Professor meu indicou a Universidade e me incentivou, e quando vi o programa de recursos hídricos fiquei apaixonada! rs Do apartamento já falei no seu outro comentário, e apesar de não ter forno no meu flat, rola de cozinhar sim :) O pessoal é animado e ainda assim muito estudioso. Existe vida noturna aqui também, só eh tudo mais cedo e mais caro (as vezes os centros estudantis = nations , fazm umas promoções pra membros pagarem mais barato, e se vc trabalhar no bar delas bebe e come de graça).

      Excluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!