Universidades: Alunos x Professores

- de Lund, Sweden

Se você está pensando em tentar uma bolsa para estudar na Suécia, aqui vai minha mais sincera opinião.

Eu não vou nem mencionar estrutura porque isso já é saber comum. Não só em instalação geral como banheiros e elevadores, laboratórios e salas de computadores são absurdamente melhores. Infelizmente, para os brasileiros.

Eu vou falar como alguém de dentro, nesses dois mundos. Tirando as piadas de que eu sou jardineira e não engenheira por fazer Engenharia Ambiental, vou falar como uma simples universitária de quase 5 anos.



Lógico que em todo lugar do mundo, em toda faculdade - seja pública ou privada, há alunos de todos os tipos. Há professores de todos os tipos. Todo universitário sabe que uma nota boa não significa que a pessoa entende bem do determinado assunto. Alunos excelentes reprovam por nervosismo, ou por professores difíceis, ao mesmo tempo em que alunos são aprovados apenas pelo professor ter dado as questões da prova numa lista de exercício antes da mesma. Então lógico que não dá para generalizar!

Sou estudante da Universidade Federal Fluminense no Brasil. Meu curso de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente tem ótima nota no ENADE. O curso de Arquitetura teve uma péssima e ainda assim tem alunos excepcionais. Eu sei, eu os conheço. Ou seja, não tem como avaliar um curso numa escala geral. Na UFF tenho professores excelentes, renomados, e professores que literalmente ensinam coisas erradas, ou nem isso ensinam. Há uma luta constante para melhorar a qualidade do curso e tirar as ervas-daninhas de lá, mas além da burocracia tudo indica que haja um complô ou algo do gênero.. então fica difícil.

Na universidade sueca não existe esse problema com os professores! E se você acha que eu, como uma intercambista estudando há 6 meses na universidade, não tenho cacife pra falar sobre todos os professores.. você tem razão! Todos não! Mas é de conhecimento geral entre estudantes brasileiros e suecos de que aqui os professores são sim, em sua grande e nada singela maioria, diferentes dos do Brasil. Ainda que você já tenha encontrado 3 ou 4 parecidos durante sua vida universitária brasileira.

Aqui os professores têm as seguintes características:

  • Eles não ensinam um conteúdo para você passar na prova. Eles te ensinam um conteúdo pra você RACIOCINAR.
  • Eles se importam com seu aprendizado e exigem MUITO de você.
  • Eles te treinam para o mundo profissional: "não há resposta certa, você tem que motivar suas conclusões!"
  • Eles sabem quem você é: seu rosto, seu nome e seu país de origem.
  • Eles te dão feedbacks de TUDO. Eles adoram dar feedbacks! Eles querem que você queira feedbacks! Porque eles querem que você aprenda! 
  • Eles querem o SEU feedback. Eles fazem reuniões com representantes durante o curso  para saber a opinião da turma. Além da universidade te enviar um formulário ao final de cada curso, eles tem seus próprios muitas vezes. 
  • Eles OUVEM o seu feedback e MUDAM o curso com a tentativa de melhora-lo para os alunos.

Uma curiosidade...
Esse período estou fazendo uma disciplina em que as aulas são muitas vezes longas, apenas para desenvolver exercícios ou projetos, e o professor criou então uma lista de fika! (fika é como os suecos chamam o coffee break) Cada aula um aluno é responsável por trazer um lanche para a fika, e o professor fornece chá e café. Meu dia vai ser em abril e estou pensando em levar nosso tradicional bolo de cenoura! Hhmmm

Então se você se pergunta "como será a faculdade na suécia?", eu lhe respondo: é... difícil!! Talvez você não me conheça mas eu sou a chamada nerd. Não realmente ao pé da letra.. mas eu sou muito estudiosa. Então eu te dizer isso não é besteira. Juro! Imagina a matéria mais difícil que você já teve na faculdade, que você teve que estudar que nem um condenado virando noites estudando. É mais difícil. E eu te garanto que é mais díficil porque é num nível diferente de dificuldade! Não é cálculo ou métodos numéricos que você tem que usar fórmulas, calcular e achar o resultado. É díficil porque você tem que pensar!! Raciocinar! Não tem receita de bolo. É você pensando "mas porque?", "e se..?", "como..?". Claro que dependendo do seu curso pode ser dificil por ser contas loucas de Controle e Automação, ou algo absurdo no MatLab, ou ainda ter que desenvolver um projeto pra uma empresa real a cada semana. A questão é que É mais difícil. 

Primeiro que a carga horária de aula é o nosso "integral" (meu curso no brasil era noturno, imagina começar a ter que acordar cedo pra uma aula do capeta?). Segundo que não existe estudar na véspera. Não existe nem estudar 2 semanas antes, que nem eu fazia no Brasil. Tem matéria? Senta a bunda e estuda! Faz exercício! Trate de entender agora pra tirar dúvidas! Se não... não tem choro, não tem cola, não tem nada que vai te fazer passar. 

"Ah, então é difícil, é puxado, tem muita carga horária, tem que estudar sempre e desde cedo.. mas dá pra passar né?" Dá! Claro que dá! Se você tiver a disciplina e a cabeça para fazer isso você sairá um estudante e futuro profissional mil vezes melhor do que chegou! Mas você precisa saber que vai ser assim. Se não faz seu estilo, tem outras faculdades em outros países que com certeza pegarão mais leve com você. 

Agora, lógico que também não dá pra generalizar estudante. Nem brasileiro nem sueco! Mesmo numa universidade sueca, tem sempre os que não querem nada. 

O professor no primeiro dia de aula fala que você deve escolher uma pessoa com a mesma ambição que você: fazer um trabalho qualquer só para ser aprovado ou fazer o melhor trabalho possível. Em seguida ele diz que 2 de 4 trabalhos os grupos serão sorteados, pois você deve aprender a trabalhar com pessoas de diferentes backgrounds dentro da engenharia ou de outro país.

O que fazer quando a segunda determinação vai contra a primeira? O que fazer quando se é minoria num grupo de pessoas sem a mesma ambição que você? 

Pois é, cá estou eu num grupo com dois suecos que não querem nada com a hora do Brasil da Suécia! rs Seria simples se fosse um trabalho que eu pudesse levar nas costas. O problema é que esse é realmente um trabalho de grupo! De discussão, análise.. precisa de mais de um pra pensar, precisa de outras cabeças afiadas! E eles não querem pensar, nao querem discutir, não querem analisar. Eu falo e não tenho contra-opiniao. Eu não posso chegar e falar "eu acho isso, vai ser isso, vai se f#@%$!" rs. 

Então sim, nem tudo são rosas. Nem todo mundo é igual. Só os professores suecos e a estrutura das universidades daqui. rs

Opinião, conselho, desabafo.. seja lá o que for, espero que esse texto lhe ajude a decidir seu futuro intercâmbio. Ou ao menos se preparar pra ele.





Um comentário:

  1. Obrigado Luana !! Deu pra ter uma ideia do que passarei ai hahaha !! Mas com certeza o motivo de ir pra Suécia é aprender !! Boa sorte com seus trabalhos!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!