Clima - Final verão e Outono (Atualizado)

Estava devendo falar do clima aqui né.. mas aqui eu também estudo! rs

Quando cheguei aqui peguei o final do verão e agora estamos no início do outono. Claro que minha comparação vai ser com o Brasil (ou com o Chile rs), mas certas coisas me surpreenderam.

Uma que eu já sabia que ía acontecer, apesar de muitos duvidarem, era que eu ía sim usar camiseta quando chegasse aqui! Pra quem ainda não viu a prova, tá aí:

Comprando bicicleta em Malmö
 [ 22 de Agosto de 2013]


O verão (ao menos o final) se compara muito a nossa primavera, no máximo! Calor pra eles aqui é 26°C. Não me lembro quantos graus estava nesse dia da foto mas estava acima dos 20°C com certeza.

Mais um dia de camiseta











Pessoas na grama aproveitando o sol

Apesar de calor ventava muito mas quase sempre o céu ficava limpo. Eu não entendia porque os suecos iam sentar na grama pra conversar ou comer naquele época. Era só por que estava sol? Realmente não via necessidade. Não via.

Quando o outono começou a brigar com o verão e eu passei pelos meus primeiros dias de céu encoberto, temperatura perto dos 12°C, chuva fina, e vento (ô lugarzinho pra ventar viu..), eu comecei a implorar pelo sol como nunca!

Primeiro tempo ruim.

E quando ele voltou adivinha o que eu fiz? Como uma boa cidadã sueca: fui para grama. E continuo indo para a grama (para um banco ao ar livre pelo menos) sempre que volta a fazer 15°C sem vento gelado.

Não você não leu errado. Sim, uma carioca feliz por estar 15°C. Só na Suécia mesmo.. rs

Sábado de sol após primeiro tempo ruim.
Eu e dezenas de pessoas na grama.. do Jardim Botanico! :)

Quando descobri que o tempo ía ficar no máximo na casa dos 15°C no outono, fui comprar meu casaco de vento e chuva (chove fino e venta MUITO no outono daqui). O escolhido foi um azul e preto da marca Everest (que tinha conjunto de calça impermeável também mas não vi necessidade de comprar - e não me arrependi até hoje), que eu comprei na Stadium. Pessoalmente acho essa loja uma das mais em conta e com mais variedade dentro as de quesito roupas e acessórios outdoor.

Casco de vento e chuva.

Um dia de 12°C em que ventava muito e chovia fino, andei 10 min de bicicleta e cheguei em casa com as mãos vermelhas e adormecidas (péssima qualidade da foto, sorry). Mas como NINGUÉM estava usando luvas nessa época, pensei em esperar que isso foi algo pontual. Esperei, esperei e esperei.. e um dia de manhã indo para o centro, não estava ventando muito, mas era IMPOSSÍVEL ficar com as mãos para fora do bolso. Vi muitas pessoas na rua com luvas, e decidi que tinha chegado a hora. O que todo mundo diz, é verdade: o mais importante são as extremidades! Mãos ficam muito geladas, pés ficam muito gelados (nesse mesmo dia estava de meia fina 3/4 e bota de cano alto do Brasil e só conseguia pensar em voltar pra casa e colocar uma meia mais grossa), até o nariz e as bochechas ficam gelados! Mas sair com máscara de ski não dá né.. infelizmente rs. A luva tem material impermeável igual ao do casaco por cima e é forrada então é bem quentinha. Também é da Everest e foi comprada na Stadium.




Cada dia que passa o outono fica mais forte. Alguns dias temos céu aberto, outros nublados, todo dia venta e alguns dias chovem. Agora quando faz 15°C e está sol damos graças e vamos almoçar ao ar livre. Mas quando o sol se esconde atrás de uma nuvem é arrependimento na hora. rs

O importante, ainda mais se você pensa em vir pra cá como eu, são as camadas! Se você é menina, coloque uma camiseta, uma blusa de manga comprida, e um casaco (de preferencia um aberto, não que saia pela cabeça). E leve seu casaco de vento/chuva. Se você é menino.. bom tenho que perguntar pra algum depois! rs Mas o importante é ter camadas! Dentro dos lugares é mais quente, mas assim que você chega parece uma sauna! Você com certeza vai sentar numa sala de aula, tirar seu casaco e botar ele de novo depois de meia hora. Ah, não se esqueça das luvas! Você sendo homem ou mulher, não tire elas JAMAIS de sua bolsa/mochila. Já abandonei minhas sapatilhas e comprei uma ankle boot. No outono é tênis ou bota. Detalhe: all star aqui DO-MI-NA. Para não ser exagerada, METADE dos estudantes só usam all star.. de cano alto! Não sei qual o preço daqui.. você pode entrar no site da Stadium ou do Shopping Nova Lund e tentar achar. Se for mais barato onde você mora, compre e traga! Vai ficar super na moda.. Se for de couro então!! rs

Use o site do Forex para fazer as conversões de moeda. Mas baseada no câmbio de Agosto de 2013 (que foi quando comprei coroas suecas no Brasil), 1 coroa sueca equivale a R$ 0,40. 

Cada vez mais as árvores se colorem. Beges, amarelas, vermelhas, laranjas.. Muitas folhas nas calçadas. Ás vezes paro perto de árvores que passo todos os dias e penso "você perdeu folhas ou é impressão minha?" rsrs







E aqui uma prévia do que virá:


Não ainda não comprei meu casaco de inverno, estou esperando chegarem os MAIS quentes rsrs. A necessidade agora é um gorro. Sim, precisamos de gorro no outono (ainda mais meninos que geralmente não têm cabelo grande)

Espero que tenha matado a curiosidade de vocês! :)



//Atualizando:

Início de novembro chegando e o clima mudando mais uma vez: agora a maioria das árvores estão praticamente sem folhas :(

Sabe a árvore fofinha da última foto? Olha como ela estava há 10 dias atrás:


Completamente pelada! rs

Como meu irmão disse, elas precisam fazer isso para sobreviver ao frio mas mesmo assim acho triste (perfect symbol of letting go).




Essa foto foi tirada há 10 dias atrás.
Hoje ela já está toda pelada também.

O tempo continua louco como sempre, dias muito nublados, chuva fina, chuva o dia inteiro, e aí do nada abre o sol! Como meu apartamento é pega todo o sol, quando ele sai morro de calor. Já cansei de ficar em casa de short e camiseta (aaaah que saudade do Rio). Mas é só dentro de casa mesmo.. independente do sol, na rua vai estar frio e você vai precisar pelo menos de um casaco.

Tem dias que você realmente não consegue ficar sem luva na rua, tem dias que são mais quentes. Já tivemos alguns dias que saía fumaça da boca quando falávamos ou respiravámos. Detalhe que em um desses dias estava eu de meia calça na rua indo pra um club, e estava 1°C.

Não.. não tô mentindo. A verdade é que a gente realmente acostuma com o frio! Tudo bem que eu cheguei no final do verão e estou sentindo essa mudança gradualmente. Talvez se você chegar em um local no extremo inverno não se acostume tão rápido.. não sei. Só sei que agora 15°C pra mim é como verão! rs

O importante ressaltar é que dá pra viver no frio. Mesmo que você esteja no norte da Suécia, onde já nevou há alguns dias (sim! medaaaa!), se você tiver as roupas certas (em camadas) você vive tranquilo.

;)

4 comentários:

  1. EIKE LINDAS AS FOLHAS RS

    Luuuu vc tah arrasando viu! E pelo rareamento das postagens to vendo queo negocio tah ficando brabo ae rs (aqui tb tah pra mim hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá feio mesmo menina! Escrevi metade desse post quinta e vim terminar hoje hahaha Tá no final do bimestre, trabalhos e trabalhos e daqui a pouco prova! X__X

      Excluir
  2. Filha, essa postagem sobre o clima, está linda!!! E as fotos das árvores, então??? Maravilhosas. Parece cartão postal. Continue escrevendo sobre tudo e aproveitando. Mesmo o frio e o vento. rsrsrsrsrs Bjs.

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!