Lu i Köket #1

Depois de algumas sugestões, resolvi iniciar uma nova série de posts aqui no blog: Lu na Cozinha. Mas pra não sair do clima do Blog vou chamar Lu i Köket! :D
Apesar de começar com K, como o ö é considerado vogal fraca/da frente se pronuncia com Ch e com o ö vai ficar algo como Châket  (como se fosse falar "chama" e trocar o 'ma' pelo 'ket').
Morando sozinha estou tendo a oportunidade de colocar todos os meus dons e aprendizados (beijo pra vovó!) na cozinha em prática. Mas muitos amigos meus, que estão na mesma situação que eu, sofrem por não saber fazer nem arroz. rs

Então não só pra eles, mas pra qualquer um que caiu de paraquedas numa vida sem comida de mãe (ou cozinheira), vou relatar todas as minhas receitas :)

Tudo bem básico e simples. Não vou ensinar a fritar ovo ou fazer macarrão, porque perai né.. rs Mas vou contar como faço brigadeiro, strogonoff, pão de queijo (quando eu tiver polvilho e o queijo certo), e até cortar alho e cebola!

Mas pra estreiar só podia ser ele, o arroz! Porque por mais fácil que possa ser, tem gente que nunca fez. E sem ele nós brasileiros não somos nada. 

Antes de começar preciso dizer que quem me ensinou a fazer arroz foi a linda da minha mamãe, que apesar de não cozinhar nada além disso (te amo, mãe!) tem o prêmio de melhor arroz da família.



Arroz (Cortando Alho & Cebola)











Ingredientes:
- água
- arroz parbolisado
- alho
- cebola
- azeite
- sal

*Você vai precisar de uma faca de corte ou pelo menos de serra para qualquer coisa que você for cozinhar (ok, menos brigadeiro). Então se você não tem uma, pegue com o vizinho ou compre no mercado/IKEA/Casa&Video  ;)

Quantidades:
Aprendi com minha amiga a medir o arroz com a mão, então vou ensinar dessa forma: abra sua mão em cima de uma vasilha/pote/peneira (você vai entender porque peneira ali embaixo) e despeje o arroz até que ele ocupe 90% da palma da sua mão e jogue no recipiente. 4 mãos de arroz dá uma panela pequena de arroz. Se você é homem e come literalmente um prato de arroz por refeição, uma panela pequena dá pra 2 vezes. Se você é menina e come 4 colheres de sopa de arroz por refeição, dá pra alguns almoços. rs

O alho, a cebola e o sal são a gosto. De início, para as 4 mãos de arroz você pode colocar uma colher de sopa de cebola picada e dois dentes de alho médios (eu amo alho! se você não gosta muito pode por menos). O sal vc vai provar depois.

O azeite eu aprendi a colocar de olho, mas como sua panela pode mudar e é tão difícil de explicar, eu coloquei na panela e medi com a colher pra ver quanto dava rsrs. Para as 4 mãos de arroz coloque duas colheres de sopa de azeite. (se não tiver azeite pode ser o óleo mesmo, mas aí coloque um pouco menos)


Preparo:
1. Corte a cebola em cubinhos bem pequenos.
"Mas eu não sei cortar cebola.."
É simples :) Se a cebola for nova corte 1 dedo da ponta dela que não tem "cabelo". Tire a pele marrom da cebola até só ficar a parte branca. Segure a cebola com a mão toda, com a bundinha cortada pra cima, e com a faca (que você pegou do vizinho) faça um xadrez na cebola: faça tiras horizontais e depois verticais (gire a cebola! faça só as verticais que é mais fácil, mas no final vai ficar um xadrez). A profundidade pode ser de 0,5cm ou 1cm, qualquer coisa você corta mais ;) Depois do xadrez, deite a cebola numa tábua (pode ser no mármore mesmo se vc ainda não tiver uma tábua - é coloca na lista rsrs), e corte o xadrez fininho (menos de 0,5cm) que você terá prontinhos cubinhos pequeninos de cebola!
Você pode sempre cortar cebola assim, e só mudar a espessura dos cortes do xadrez se precisar de cubos maiores.


Created with flickr slideshow.


2. Pique/Esprema o alho. Se você tive o espremedor de alho, esprema. Se não, não tem problema, é só picar beeeeeeeeeeem picadinho :)
"Mas eu não sei cortar alho.."
É simples também :) O alho geralmente vem todo juntinho, então você precisa tirar os dentes. Tire a pele branca com a mão mesmo, até você conseguir pegar os dentes. Tirando os dentes do conjuntinho, você vai cortar a parte reta dele, pra tirar a placa dura. Depois você com a mão mesmo tira a pele do alho, até ele ficar lisinho e clarinho :) Depois você corta a outra pontinha dele. Se você tiver com o espremedor você espreme ele assim mesmo. Se não, vamos cortar o alho que nem um digno chef! Deite o alho e segure com as pontas dos dedos de forma que eles fiquem na vertical (isso é para a faca não levar seu dedo sem querer), e então vá cortando tirinhas de alho. Quando a faca chegar no seu dedo vire o alho, e quando não der mais pra segurar o alho corte sem segurar mesmo. Agora vem a parte legal: picar. Junte o alho, apoie a ponta da faca à frente dele, apoie sua mão livre na ponta da faca, e pique fazendo movimentos de um pêndulo para pegar todo mundo. Simples, rápido e fácil :D
Ah! Se você for usar o espremedor, lembre-se de tirar a pelinha do alho espremido, que ficar dentro dele, antes de colocar outro alho. 


Created with flickr slideshow.


3- Lave o arroz.
"Oii?!"
É, temos que lavar o arroz porque ele tem uma poeirinha branca. Mas nem pense em pegar o detergente e a esponja! O arroz a gente lava só com água. Se você tiver um escorredor de arroz, use-o. Cuidado para não confundir com um escorredor de macarrão! Olhe o diâmetro dos furinhos.. rs Se você não tiver pode usar um potinho (vai dar muito mais trabalho, mas funciona). Se você quiser comprar um escorredor compre uma peneira grande! Vai servir pro arroz, pro macarrão, e pra coar a nata do leite que você ferveu pra ver se tava estragado rs. Coloque o arroz na sua peneira/escorredor, abra a torneira da pia (água fria!), coloque a peneira embaixo da água e vá lavando o arroz com a mão até a água começar a sair límpida como a que cai da torneira. Ou até quando você ficar sem paciência. rs Escorra bem a água do arroz quando acabar.

4- Coloque o azeite na panela e deixe esquentar. Se começar a sair fumaça do azeite você esquentou demais! Abaixe o fogo! rs Jogue uma cebolinha na panela e quando ela começar a fazer barulho está bom. Jogue o alho e a cebola e refogue (só misturar eles na panela pegando o azeite). Quando o alho estiver ficando dourado jogue o arroz e refogue mais um pouco.

5- Antes que o arroz comece a grudar na panela jogue a água. Minha mãe costuma ferver a água antes de jogar, mas eu não tenho paciência rs. Coloque água até ficar 1 dedo acima do nível de arroz. Misture.

6- Coloque o sal. Vá jogando, misturando, e provando a água da panela até você achar que está ao seu gosto.

7- Deixe a panela meio tampada para cozinhar e não mexa mais no arroz! Você vai apenas ficar de olho: quando a água descer prove o arroz. Se estiver duro coloque mais água. Se estiver quase lá mantenha no fogo ou coloque mais um pouquinho de água ainda. Se estiver já ótemo mas ainda tiver água na panela, destampe e aumente o fogo.

8- Para não queimar a bundinha do arroz, quando você estiver no processo de esperar a água acabar, vá com o garfo "cavando buracos" na panela para ver seu fundo e assim ver a quantidade de água. Acabou a água, acabou o arroz :)


Created with flickr slideshow.


Comentários:
Não vale falar que o arroz ficou ruim porque ele ficou duro ou sem sal, isso é ao gosto do freguês.
Se você gosta de "unidos venceremos" é só mexer o arroz durante o tempo que ele cozinha, e coloque mais água também. ;)
Se você quiser variar, pique cenoura/brócolis/azeitona/presunto ou coloque milho (ou outra coisa) quando estiver refogando o arroz.



5 comentários:

  1. Que isso hein,quero ver fazer arroz agulhinha HEUIHEIUHEUI

    ResponderExcluir
  2. SENSACIONAL!!!! Eu vi junto com a mamãe e adoramos. Principalmente ver a sua mãozinha... Obrigada por falar "em público" que eu só faço arroz!!! kkkkk Tb te amo!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo layout novo! Ficou super fófis!!
    Quem diria vc dando aula de culinária!!!
    Quero ver qual eh a próxima delicia!!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!