Taxi em Lund

- de Lund, Sweden
Hoje vou contar pra vocês de uma das coisas mais absurdas daqui, na minha opinião.

Picture by Andrew Carnegie

Eu sei que falam que a gente não pode ficar convertendo o preço das coisas, como o quilo da carne que custa R$80 (não tá sabendo? olha aqui), mas é realmente surreal!

Lund é uma cidade pequena, tem 26km² sendo menor do que o meu bairro no Rio de Janeiro, como eu já contei aqui. Mesmo assim acho que tem umas 3 companhias de taxi na cidade, e parece que todas trabalham com uma tabela fixa.

A maioria dos ônibus aqui param de passar depois de uma certa hora na madrugada. Então depois de sair a noite, pra dançar ou o que for, quando você estiver com os pés doendo horrores, ou sem sua bicicleta porque foi na cidade do lado, vai ter que gastar uma "fortuna".

Fortuna porque, pra ir da estação central até as redondezas da Escola de Engenharia (se você mora em Delphi, Palsjoang, Sparta.. dá tudo no mesmo pra eles) sabe quanto eles cobram? 100 coroas suecas! R$ 40!!!! 12 euros!!!!

Ah não tá entendo o drama? São menos de TRÊS km de distância. Com esse dinheiro o taxi anda quase 5 vezes mais no Rio (voltando de uma boate na Barra da Tijuca pra minha casa em Jacarepaguá por exemplo.

Você deve estar pensando que deve ser por causa da gasolina né? Eu também pensava.. Tudo bem que aqui ela é mais cara, o litro da gasolina custa 14kr ou R$ 5,60. Mas mesmo assim gente! Isso é a Suécia! Tem Gol na rua mas até o Gol faz uns 10km/l, meu palho faz quase 12! O taxi andar 3km na pior das hipóteses é 3 vezes menos que o litro e eles cobram mais de 7 vezes a mais que o litro! Como assim Suécia?

Vou largar tudo e virar taxista na Suécia. Vou ficar milionária! (é brincadeira gente..)

Quem quiser dar uma olhadinha nos preços tem uma tabela no site dessa cia aqui, a Taxi Lund 121212.

Eu aprendi na marra, se você quiser vir pra cá ouça meu conselho: vá de bicicleta até a estação de trem se você for voltar de madrugada de alguma outra cidade.

Até porque com 100kr você compra 1kg de carne moída e garante a carne de 1 semana! :D


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Muito legal!

    Queria saber como é a vida noturna aí (rs). O esquema das nations e tal...

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!