Aulas

- de Lund, Sweden
E o assunto vencedor da enquente da semana passada foi... Aulas! :)

Vou mostrar como são as salas de aulas, como as aulas são organizadas, a didática dos professores, e as possíveis dificuldades com o inglês no meio acadêmico e o nível de mestrado (sim, a bolsa que eu recebi foi para ter aulas do mestrado, e quando ela acabar volto para o Brasil para me formar na graduação).



O que mais surpreende na Universidade são duas coisas: as salas de aula, que todo mundo com certeza já deveria imaginar, e o tempo das aulas. Como assim? Eu explico. Aqui as aulas são dadas em blocos de 2h, mas a cada 45min de aula é dado um intervalo de 15min! Porque esse tempo quebrado? Todos os professores começam as aulas exatamente 15min depois do horário marcado. Então é assim: se o horário de aula é de 8h às 10h, a aula começará as 8h15min e às 9h o professor dará um intervalo até 9h15min, e depois a aula seguirá até às 10h. Desse jeito a aula fica igualmente dividida :)

Pra quem está acostumada com o estilo de ensino de uma Universidade Federal no Rio de Janeiro, nos primeiros dias eu só conseguia pensar "Que desperdício, porque ele vai parar agora? Que intervalo desnecessário, não entendo isso!". E ao contar para os colegas de classe suecos, que no Brasil uma aula de 2h nunca tem intervalo, e que um de 4h ÀS VEZES tem intervalo, a reação é sempre a mesma "O que???!!!! Como assim???!!!" (com as mãos na cabeça e todas as caras e bocas que você possa imaginar). Confesso que depois de duas semanas de aulas puxadas você até se acostuma. O problema vai ser quando voltar pro Brasil, né rs. 

Prédio de Recursos Hídricos.
Aqui os prédios são nomeados pelas primeiras letras de seus cursos.
Como em sueco água é vatten, esse é o V-Building :)

Além da divisão durante a aula, na Universidade de Lund existe além da divisão de semestres letivos (em semestre de Outono e semestre de Primavera) a divisão de bimestres! Então na verdade têm 2 períodos (como eles chamam) por semestre. São cerca de 2 meses de aula para cada disciplina, e por volta de outubro tem a semana de provas das matérias do primeiro período, e em dezembro as do segundo. Há matérias que cobrem todo o semestre, como a de Águas Urbanas que eu estou fazendo. E aí nesse caso não fazemos prova em outubro, apenas em dezembro.

É por essa divisão que temos 2 matérias por período (total de 4 por semestre). Porque por exemplo, a matéria do primeiro período que eu estou fazendo terá 3 trabalhos e uma prova (em outubro). A prova terá cerca de 8-10 questões, durará 5h e será sem consulta. Sim, serão três trabalhos e uma prova em dois meses. 

A prova da matéria que ocupa o semestre inteiro terá trabalhos ao longo do tempo, mas a prova será com consulta (ou exame aberto como eles chamam aqui). Então realmente acho que depende da matéria. 
Uma curiosidade, os suecos chamam o curso de programa e as disciplinas de curso! Então aqui eu preciso falar "Eu faço o programa de Recursos Hídricos e agora estou fazendo o curso de Águas urbanas"Sempre me embolo com essa diferença e ninguém entende rsrs. 
A última divisão feita nas aulas (sim, tem mais uma! rs), é em relação ao cronograma de aulas. Diferente do Brasil, aqui o horário de aulas varia semanalmente (!) e não por semestre. Existe um Gerador de Horário no site da faculdade, em que você pode selecionar as disciplinas que vai fazer e ele gera um calendário para você com todos os horários de aula, para você avaliar se há coincidência de horários entre as matérias.

Além disso, as aulas são divididas especificamente em: Aula, Exercício, Laboratório, Auto-Estudo, Seminário, Viagem de campo e Exame (prova). Aula de Exercícios?? Sim! Aqui eles tem aulas em que você recebe (ou leva você mesmo) uma lista de exercícios, uma lista com as respostas desenvolvidas (!!!), e faz os exercícios da lista em sala com a presença do professor. Você pode  fazer e tirar dúvidas na hora, como você pode fazer um ou outro e terminar o resto em casa, ou você pode nem ir (muitos alunos nem aparecem na verdade).

Parte do meu cronograma de horários.

O Auto-Estudo é um horário que os professores reservam para você fazer algo relacionado a disciplina. No meu caso, nesse horário serão feitas consultas ao professor a respeito do trabalho, por exemplo. Bem legal né? :) Outra coisa que vocês devem ter percebido é que o período de aulas aqui vai de 8h as 17h, não existe curso noturno!

A-Building - Prédio da Arquitetura :)
(Esse prédio tem um salão de aula LINDO todo envidraçado, vou tirar foto depois)

As aulas são todas em inglês e os slides são disponibilizados online, no site da disciplina. É, aqui não tem lista de e-mail pra passar material rs, os emails são só mesmo pra contato professor-aluno. Alguns professores entregam alguns materiais impressos. No primeiro dia das disciplinas recebi a ementa da disciplina, com as informações sobre trabalhos, prova, material didático; e o cronograma de todas as aulas com seus dias e horários,  salas, assunto e professores.

Sim, professores. Aqui algumas matérias são dadas por mais de um professor ou há aulas de professores convidados. O que é perfeito, o professor mais qualificado naquele assunto dá a aula. Você tem o melhor que a universidade tem, sempre! :)
Um detalhe: aqui para fazer impressões e tirar cópias você precisa se cadastrar na biblioteca e recarregar créditos no seu cartão da biblioteca! Scanear é de graça, e até onde eu sei impressão A4 preto e branco custa 1 kr (R$0,40) e se você imprimir frente e verso sai 0,5 kr cada uma, dando 1 kr no total :) 
Como só fiz duas matérias não posso dizer muito dos professores, apesar de fazer uma matéria desse jeito, que tem mais de 5 professores. Há professores com aulas melhores que outras, mas depende muito do que você pessoalmente prefere.

Mas há coisas em comum em todos: são extremamente didáticos, passam as teorias e fórmulas e em seguida fazem exemplos (ou dão exemplos teóricos); são totalmente a favor da interação, seja respondendo a alguma pergunta do professor como "O que vocês acham que.." para cada um dar a sua resposta individual, ou como "Discutam entre os colegas do lado.." para depois dizer os resultados das discussões. É bem legal! :)

Se você for tímido pode ficar calado, o professor não vai apontar o dedo na sua cara e perguntar "Você!!! O que VOCÊ acha?!" hahaha.

MH-Building - Prédio da Matemática

Como já era de se esperar, nem tudo é tão fácil quanto parece. Apesar de ainda não ter me graduado, estou fazendo matérias do mestrado daqui (aparentemente para o MEC o daqui não se equivale ao nosso mestrado, enfim..), então além de ser em inglês, em nível Europeu de ensino, é nível de mestrado rs.

A dificuldade no inglês pode não ser a mesma para todos. Se você faz um curso que, por exemplo, os termos técnicos são a exata tradução para o inglês, diferente do que acontece comigo, você não vai sofrer tanto rs. Se você já escreveu artigos acadêmicos em inglês, também não vai sofrer tanto.

Mas se não, nem tudo é tão díficil quanto parece. Se você não sabe ou não consegue lembrar dos termos utilizados na sua área em inglês, vai ter que recorrer à literaturas iniciantes em inglês para pegar a palavra desconhecida e a explicação para fazer a relação, ou pelos abstracts de artigo. Existem sites bons de tradução como o Linguee, mas não são 100% confiáveis. Se você escreveu poucos (ou nenhum) artigos acadêmicos em inglês, existem sites muito bons de sinônimos como o Thesaurus, para te ajudar com advérbios e a não repetir palavras.

Outra coisa que muda é o modelo de referência utilizada. Aqui na Escola de Engenharia da Universidade de Lund eles seguem o de Havard. São poucas as variações com as normas da ABNT, mas mesmo assim, se você não utiliza esse modelo vai precisar "estudar" ele antes de escrever seus relatórios. A universidade fornece todo o material para lhe ajudar com isso, então é só ler e seguir mesmo ;)

Algo que chama muito a atenção aqui na Universidade, é a política contra Plágio. O aluno que é pego plagiando é suspenso e pode ser até expulso. No caso de um bolsista estrangeiro especificamente, como disse um professor palestrante na primeira semana:
"Se você for suspenso, não vai poder participar das atividades da Universidade. Se você não está participando das atividades da Universidade você não tem mais direito a uma bolsa de estudante. Sem a bolsa você não tem condições de viver aqui, então é mandado de volta pra casa."
Medo né? Só que eles explicam direitinho pra você em palestras e em sites da universidade (como nesse, por exemplo). É bom saber que se nós estudantes mantivéssemos nossa vida acadêmica do Brasil aqui, seríamos expulsos no primeiro trabalho rs. Basicamente o que eles consideram plágio é: entregar o trabalho já feito de um outro colega como sendo seu; dizer que uma idéia ou resultado é seu, sem ser; colar; e Patchwriting.

Patchwritting aparentemente não tem tradução pro português (a não ser a literal), mas é o mais "legal". Vejam só o exemplo que eles dão sobre o que seria Patchwriting:

 http://awelu.srv.lu.se/academic-integrity/plagiarism/different-kinds-of-plagiarism/patchwriting/

É eu sei como você está se sentindo agora rs. Se quiser saber sobre os outros tipos de plágio considerados pela universidade, clique aqui. 

O site Plagiarism.org tem muitas informações sobre o assunto, dadas de forma bem dinâmica (e o design da página é lindo também rs). Lá eles exemplificam de uma forma bem esclarecedora sobre o que a Universidade já tinha dito: relatar conhecimento comum/público não é plágio.
"COMMON KNOWLEDGE (is) information that is readily available from a number of sources or so well-known that its sources do not have to be cited. 
The fact that carrots are a source of Vitamin A is common knowledge, and you could include this information in your work without attributing it to a source. However, any information regarding the effects of Vitamin A on the human body are likely to be the products of original research and would have to be cited."

Agora que seu coração já voltou a bater normalmente, vou apresentar as salas de aula.






             

                              

 

Realmente depois de ver essas fotos não preciso falar mais nada né? rs

Ah, antes que eu me esqueça. Se você está pensando em vir estudar na Universidade de Lund, a informação mais importante que você precisa ter é:


O café mais barato da Escola de Engenharia é o do E-Building (da Engenharia Elétrica). Custa 5 kr (R$ 2) o "pequeno" da foto. Mas não fica muito feliz.. é gostoso mas também é fraco.


E é isso! :)

Ainda tem alguma curiosidade? É só deixar um comentário!

Já está rolando a enquete para a próxima grande postagem, não se esqueça de votar! :)


4 comentários:

  1. Oi amiga !!
    Você falou exatamente o que eu sempre penso sobre termos técnicos da nossa área !! O jeito é estudar e muitoo !
    Beeeijo, saudade !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mega diferentes né?? Cada um que o professor mostra eu anoto pra procurar depois.. rs Mas consegui um livro geral de engenharia ambiental iniciante mt bom! Depois te passo! :D

      Excluir
  2. Sorte a minha fazer turismo então, TUDO é inglês e os termos que nós temos são oriundos do inglês :)
    Eu amei as salas, são lindas demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então aproveita! :D São enormes as salas.. Se fosse eu dando aula ía viajar legal nesses quadros rs

      Excluir

Escreva seu comentário, dúvidas e sugestões!

Depois é só selecionar a opção "Nome / URL" na caixinha ao lado de "Comentar como" e só escrever seu nome :)

Obrigada!