Transporte

Nesse post vou mostrar um pouco do transporte na cidade :)

A maioria das coisas que eu vou mostrar é bem diferente do Brasil. A qualidade do transporte público é muito melhor, a organização e pontualidade são inacreditáveis, sem contar o respeito que motoristas e ciclistas têm com os pedestres.

A cidade é bem pequena, a região central dela é quase três vezes MENOR do que Jacarepaguá (!!!). Jacarepaguá é um bairro da cidade do Rio de Janeiro no Brasil, e tem 75 km² (segundo a Wikipedia rs) enquanto a cidade de Lund tem... 26 km² de acordo com o Google. Por isso a maioria das pessoas tem bicicleta (ou nem isso, andam a pé mesmo), e as linhas de ônibus municipais vão de 1 a 9.

Vou começar mostrando como as coisas são quando você está a pé ou de bicicleta.



Não são todas as travessias que têm sinais de trânsito. Na maioria, inclusive no centro da cidade, há apenas uma faixa com a placa azul de pedrestres atravessando, que significa que: se tiver um pedestre para atravessar, o veículo e a bicicleta têm que parar para o pedrestre passar. Os carros já fazem isso se te vêm ao longe chegando na calçada (!), ninguém  tira vantagem ou passa por cima de ninguém.


Nessa foto de cima dá para ver claramente a divisão das calçadas: o lado mais perto da rua é destinado aos ciclistas, e o outro para os pedrestes. Mesmo quando o chão da calçada não difere isso é adotado. Ao final das calçadas, ou em travessias de pedestres, sempre tem a rampinha para os ciclistas (que também serve para os cadeirantes, lógico).

As travessias que têm sinal de trânsito estão geralmente nas vias principais, por serem mais movimentadas. Todo o sinal de trânsito tem um botão para o pedreste (ao final da calçada) e outro para o ciclista (ao final da rampinha).

                 

As calçadas que são permitidas para pedrestes e ciclistas tem uma placa indicativa. O "Ej Moped" significa "Não Bicicletas Motorizadas". O legal é que as calçadas seguem o mesmo sentido que as ruas mão duplas: se você está subindo tem que ficar no lado em que os carros sobem (aqui também é adotado a direita para a pista de subida).



Nos cruzamentos sempre tem placas com o nome das ruas, e em muitos tem um conjunto de placas que diz a distância que você está de locais ou ruas mais populares. Assim como no Brasil temos as placas com os Bairros seguintes em vias principais (a cidade é tão pequena que não é divida em bairros). De qualquer jeito, essas placas ajudam muito! Diminuem a quantidade de vezes que você precisa parar para olhar o mapa quando você não tem muita certeza do caminho :)

                                          

Apesar de ser tudo perto, ás vezes você precisa (ou quer.. rs) pegar um Ônibus. O norte da cidade é mais alto, então sempre têm uma ladeira pra subir indo ou voltando do seu destino. Não são ladeiras como temos em Minas Gerais no Brasil, mas apesar de pouco inclinadas são muito longas. Até hoje não consegui subir uma sem parar no meio para respirar (e sem ver um velhinho passando por mim de bicicleta em alta velocidade enquanto eu recupero o fôlego).

Pra andar de ônibus (ou trem) por toda a região chamada Skåne (engloba praticamente todas as cidades do sul da Suécia - como Malmo por exemplo), em que Lund está situada, você precisa de um cartão como o RioCard do Rio de Janeiro, chamado JoJo (em sueco: Ioio). Nenhum ônibus aceita dinheiro, apenas esse cartão, que tem a opção "pré-pago" que você recarrega em qualquer máquina de bilhete de trem, ou a opção de planos mensais.

         

A grande maioria dos pontos de ônibus são cobertos, possuem banquinho e lixeira ao lado, e tem ao menos um itinerário das linhas de ônibus que param ali juntamente com os horários (sim! os horários!), em que os ônibus passam no ponto. Os pontos de ônibus sem cabine são geralmente os pertos dos pontos finais, em que a maioria das pessoas apenas salta. Nas vias principais da cidade, em pontos em que mais de um ou dois ônibus param, há um letreiro luminoso mostrando quanto tempo falta até o próximo ônibus de cada linha chegar no ponto (!). O maior atraso que eu presenciei (tanto dos horários dos papéis quanto dos letreiros) foi de 3 minutos.

Aqui os ônibus param se tiver alguém no ponto, não precisa fazer sinal :)




Todos os ônibus tem entrada e espaço para cadeirantes, cadeiras preferenciais, e são rebaixados na frente. Ao lado de cada par de bancos a um botão de parada, e também há bastante alças para os que vão em pé (apesar de nunca ter pego um ônibus cheio a esse ponto). Tanto nos ônibus quanto nos trens, há um letreiro luminoso no interior informando qual a parada atual e seguinte, e qual o número e nome da linha.





 Por último, os trens :)


Acredito que tenham 3 tipos de trem, o dessas fotos é o mais "luxuoso". Mas difere pouco dos demais. Esses trens tem televisores informativos (como os de alguns ônibus do Rio de Janeiro), luzes individuais para os assentos, ganchos e prateleiras acima dos assentos para deixar bolsas e mochilas, cadeiras retráteis e até mesinhas individuais e coletivas.

                  

Com participação especial da
Marília Vasconcelos :D















Há vagões específicos para bicicletas (em que você prende sua bicicleta num dispositivo tipo "cinto" no corredor do vagão) e também para a entrada de animais, tudo indicativo nas portas.






Com participação especial do
       Eduardo Stancari :D

  O mais legal do trem eu deixei para o final, e dispensa comentários:



Espero ter matado a curiosidade de vocês. Até o próximo :)

7 comentários:

  1. Tudo lindo!! Que banheiro é esse?? Parece cinema...

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  2. Muito legal esse seu blog! Poderia falar como é a relação diária com a lingua sueca? Se você fala alguma coisa em sueco, se sente dificuldade no dia-a-dia em função disso ou o Inglês satisfaz todas as suas necessidades.
    Abraços!

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    1. Obrigada! Estou preparando esse post, já já sai! :)

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    2. Obrigada! Estou preparando esse post, já já sai! :)

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  3. Vamos melhorar esse condicionamento físico pra subir a ladeira né, e nada de cair da bicicleta! hahahahaha

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    1. Quem disse que eu caí?? ahhaha Tô tentando.. tô pegando as ladeiras menores pra me preparar hahahahaha

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